Chevron Left
Back to Laboratório de Programação Orientada a Objetos - Parte 1

Learner Reviews & Feedback for Laboratório de Programação Orientada a Objetos - Parte 1 by Universidade de São Paulo

4.8
stars
142 ratings

About the Course

Estamos muito felizes de lançar agora este curso que apresenta os conceitos mais importantes em torno do paradigma de desenvolvimento mais comum da indústria de software hoje: a Programação Orientação a Objetos (POO). Oferecido pelo Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da USP, o curso é voltado para quem já conhece os conceitos básicos de POO e quer se aprofundar no assunto, tornando-se um excelente programador. Ele funciona bem como uma sequência natural aos 2 cursos anteriores do Prof. Fabio Kon do IME-USP no coursera: Introdução à Ciência da Computação com Python. Se você ainda não sabe programar, deve começar por este outro curso: https://www.coursera.org/learn/ciencia-computacao-python-conceitos Mas, se você já sabe programar em outra linguagem confortavelmente, pode vir direto para este curso sem grandes dificuldades. A maior parte dos exemplos de código serão em Java e Python e apresentamos uma pequena visão geral dessas linguagens no início do curso. O curso é dividido em duas partes de aproximadamente 6 semanas cada. Nesta Parte 1, os tópicos cobertos são: (1) Recapitulação dos conceitos básicos de POO (2) UML (Linguagem Unificada de Modelagem OO) (3) Linguagens interpretadas vs. compiladas (4) Orientação a Objetos em Java e em Python (5) Qualidade de Código e Boas Práticas de Programação OO (6) Bugs, depuração e testes (7) Linguagens dinâmicas vs. estáticas (8) Classes abstratas e interfaces (9) Coleções de Objetos (10) Polimorfismo (11) Tratamento de Exceções (12) Streams (Fluxos de dados) (13) Padrões de Projeto (Design Patterns) - Estratégia, Adaptador, Singleton, Método Fábrica, Fábrica Abstrata, Protótipo, Estado (14) Model-View-Controller (MVC) Matricule-se! Estamos esperando por você! Se tiver alguma dúvida, escreva no fórum! Fabio Kon e equipe do IME-USP...

Top reviews

JB

Mar 18, 2022

Excelente. Uma introdução a POO e a padrões de projecto muito boa. Acresce o acesso a código em Python e o exercício final para sedimentar conhecimentos. Muito bem, a equipa está de parabéns.

JA

Feb 21, 2022

Gostei muito dos vídeos e dos livros sugeridos para estudar. Gostaria de continuar aprendendo sobre padrões de software e implementações em linguagens orientadas a objetos.

Filter by:

1 - 25 of 44 Reviews for Laboratório de Programação Orientada a Objetos - Parte 1

By Victor M

May 10, 2021

Muito bem explicado e uma ótima didática. Acho que poderia ter mais atividades utilizando o UML

By Eden N d O L

Jun 22, 2021

Excelente curso, bem objetivo para a carga horária e proposta dos conteúdos apresentados.

By Rafael Z C L

Apr 5, 2021

Muito bom o curso, as video aulas são muito boas! Eu tinha apenas noções básicas de Orientação a Objetos que vi na graduação em estruturas de dados com Java, e agora conheço agluns Padrões, aprendi sobre classes abstratas, interfaces, coleções de objetos e muitas outras ferramentas que eu nem sabia da existência!

Espero que tenha um Laboratório de Programação Orientada a Objetos - Parte 2, com algumas atividades que envolvem programar. Senti que aprendi mesmo sobre os Padrões pondo a mão na massa e refazendo os exemplos do GitLab em Java. Bem, só se aprende a programar programando, né? :)

By Gabriela C C C

May 7, 2021

O curso apresenta conceitos importantes sobre programação orientada a objetos, oferece exemplos práticos e possui excelentes recomendações de material para estudos complementares. Imagino que deva ter uma continuidade, a parte 2, em breve!

By Samuel A S

Feb 17, 2023

Gostei bastante deste curso, faz a gente entender de estruturação para programas maiores, criando um diagrama da lógica do programa por inteiro, explicitando as relações entre as classes que serão necessárias. Para depois ir implementando os códigos por parte sem perder ou desviar da lógica já documentada. E novamente elogiar a didática do prof. Fábio, 100%

By Daniel S P

Nov 30, 2022

Muito bom o conteúdo, me auxiliou bastante no entendimento da Programação Orientada a Objetos.

By Leandro R d S

Oct 2, 2021

a

By beatriz f

Jun 22, 2021

Muito bom e conciso, feito com dedicação. Poderia ter destrinchado mais exemplos para a linguagem Python.

By marcio b

Oct 24, 2021

Seria desejável mais atividades praticas

By Renato T K

Aug 22, 2022

Confesso que o curso foi bem diferente do que eu esperava e me desapontou bastante. Como este era um dos cursos mais bem avaliados da plataforma, achei que eu realmente fosse aprender muito com ele, mas infelizmente não foi o caso. Primeiramente gostaria de falar sobre a produção dos vídeos. Comparado com outras universidades, a qualidade está bem abaixo de outros cursos de programação que eu fiz. Mas, no geral, a qualidade está ok, tendo em vista que as universidades brasileiras não posssuem um orçamento tão grande quanto as estrangeiras. O que me desapontou mais foi a falta de parte prática deste curso. Acredito que um curso onde não programamos efetivamente não pode ser considerado um curso de programação. Vídeos apenas mostrando a teoria não bastam, somente praticando que conseguimos fixar os conceitos. Acredito que, ao invés de serem ensinadas apenas aulas teóricas sobre padrões de projeto, seria bem mais proveitoso se o conteúdo do curso fosse menor e pudéssemos realmente implementar o que foi ensinado. Há muitos cursos de programação excelentes no Coursera (como o curso de Python da Rice University) onde os alunos criam programas úteis (como procurar palavras em um arquivo txt). Neste curso, os professores criaram uma plataforma que testa nosso programa e nos dá 100% apenas quando nosso programa passa por todos os testes pré-estipulados pelos professores. Acho que a USP poderia ter feito o mesmo com este curso. Outra coisa que me desapontou foram algumas aulas opcionais em que um aluno do departamento implementou um programa orientado a objetos, sendo que o programa mostrado foi muito mais complexo do que havíamos aprendido no curso. Acredito que, assim como eu, a maioria das pessoas que fizeram este curso não são formados em ciência da computação e não entenderam nada destes vídeos. Para mim, o curso deve ser ministrado de modo que possamos acompanhar 100% do que é apresentado de acordo com o que foi anteriormente exposto, o que não foi o caso. Por fim, aprecio o esforço do professor por ter disponibilizado o curso, a didática dele é realmente muito boa. Mas acredito que há muitas melhoras que devem ser feitas no curso de modo que possamos realmente aprender a desenvolver programas orientados a objetos. Creio que fazer um curso com foco mais prático teria sido muito melhor para o aprendizado dos alunos.

By Marcos A N

Jun 5, 2022

Curso bom. Porém, o sistema de avaliação final é horrível. Você é avaliado por outros estudantes, que nem sempre compreendem bem os conceitos para poderem te avaliar. Péssimo!

By Ply P

Nov 10, 2022

Um curso para iniciados em programação, que propõe tem o objetivo de programadores que gerem códigos limpos, enxutos, evitando redundância de códigos. Para isso utilizando a programação orientada à objetos e padrões de desenvolvimento ("design patterns").

Os vídeos do professor Fábio são muito didáticos, permitindo o entendimento pelos alunos menos preparados (embora todos devam possuir conhecimento de programação).

É um curso conceitual, seus testes são (exceto o projeto final) constituídos apenas de perguntas. Talvez essa seja a deficiência do curso. Seria necessária uma carga de exercícios com grau crescente de dificuldade para a correta assimilação dos conceitos.

By Pedro L A L d M P

Aug 22, 2022

A teoria apresentada no curso é muito bem dividida e apresentada. Parabéms a toda equipe, muito obrigado! Fica minha sugestão de incluirem laboratórios de POO e Padrões de Projeto de fato, e não apenas quizzes de múltipla escolha, ao final de cada sessão. O preojeto final é interessante, quanto mais pensava numa solução, mais via que não se tratava de algo simplório e trivial (nada complexo/profissional também), porém acho que é necessário prover um guia mais elaborado de como se revisar os trabalhos dos colegas de curso. Por fim, muito obrigado mais uma vez!

By Donato P

Jun 23, 2022

A didática do professor foi o principal ponto de prosseguir com o curso sem traumas As abordagens dos diversos Padrões (Adapter, Singleton, Factory Method, Abstract Factory, Prototype, MVC, entre outros) foram bem esclarecidos permitindo se aprofundar em estudo externo ao curso Durante o decorrer do curso tivemos vários exemplos em Python e principalmente Java para fixação Recomendo POO para ter uma visão de reutilização de códigos em classes (concretas e abstratas) tornando o desenvolvimento mais flexível e organizável

By Luciano C

May 9, 2021

Uma boa introdução à programação orientada a objetos. Fabio Kon apresenta de forma muito didática os princípios e ideias para realizar uma programação eficiente e clara. Gostei muito de aprender sobre os Padrões de Projeto e todas as possibilidades de seu uso. A avaliação por pares foi uma novidade bem interessante, que permitiu avaliar o trabalho de outras alunos do curso e ter o feedback deles.

By Alexandre P

Apr 28, 2021

O curso cumpre papel pedagógico formador muito importante.

Normalmente, o cuidado com os conceitos de orientação a objetos é ausente em muitos cursos de computação do Brasil.

Aqui, tais princípios foram bem abordados, facilitados pela ótima capacidade discursiva do professor Fábio Kon.

Sem dúvida que eu faria outros cursos da USP no Coursera.

By Diogo M

Dec 5, 2021

Este é o terceiro curso que faço aqui no Coursera e que é ministrado pelos professores da USP. A abordagem do assunto é simples, clara, objetiva.

Gostei muito de ter que elaborar um projeto final e de ter ele avaliado por pares.

A possibilidade de aprendizado por causa disso é imensa.

Vou aguardar ansioso pela #Parte2 . :)

By THIAGO B O

May 10, 2021

Mais um curso com o padrão "Fabio Kon" de qualidade! - a didática dele é impressionante: mesmo eu não sabendo nada previamente sobre o assunto, a maneira como o conteúdo é encadeado e a forma como é apresentado fazem tudo parecer fácil. Obrigado!

By Gustavo L T

Jun 16, 2021

Curso excelente! Inicialmente com conceitos básicos de orientação a objetos, evoluindo para uma parte muito bem explicada de padrões de projetos. O curso e majoritariamente em Java, porem, tem exemplos em Python no material para leitura.

By Joaquim M J B

Mar 19, 2022

Excelente. Uma introdução a POO e a padrões de projecto muito boa. Acresce o acesso a código em Python e o exercício final para sedimentar conhecimentos. Muito bem, a equipa está de parabéns.

By José M A

Feb 22, 2022

Gostei muito dos vídeos e dos livros sugeridos para estudar. Gostaria de continuar aprendendo sobre padrões de software e implementações em linguagens orientadas a objetos.

By Fernando D

Aug 14, 2021

O curso é ótimo, mas poderia ter mais alguns exemplos em UML com a diferenciação das relações realização, depedência.

By Elisangela C

Sep 22, 2023

Curso extremamente didatico e importante, abrange de forma bem direta para compreenção de lógica e POO

By JULIANA D S F

Dec 24, 2022

Prof. Fabio Kon tem uma excelente didática. Curso muito bom para quem está iniciando em POO!